16 novembro 2006

Polêmicas em Nairóbi.

Em Nairóbi, na reunião da ONU sobre clima que começou no dia 6 e vai até amanhã, muitos assuntos controversos foram tratados e, como não poderia deixar de ser, a polêmica prevaleceu.

O destaque nacional fica por conta da ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, que levou proposta de “compromisso ético” para convencer os países ricos a doarem recursos para o mecanismo, proposto pelo Brasil, de incentivo à redução do desmatamento.

No âmbito internacional, os Norte Americanos rejeitaram na quarta-feira os apelos do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, por uma redução nas emissões de gases do efeito estufa e suas acusações de que há "uma assustadora falta de liderança" no combate ao aquecimento global. Representados por Paula Dobriansky, subsecretária de Estado para Democracia e Assuntos Globais, afirmam que "os Estados Unidos vêm liderando em termos de iniciativas inovadoras".

O objetivo da reunião de Nairóbi é encontrar maneiras de prorrogar a vigência do tratado além de 2012 e ampliar a ajuda a países pobres, especialmente da África. Mas, o que parece é que as nações se uniram para organizar uma espécie de concurso, tipo show de horrores. Só falta saber quem vai ganhar, a “ingenuidade” ou a “cara-de-pau”?

Nenhum comentário: