02 novembro 2006

Entrevista com Al Gore.

'Al Gore, de passagem pelo Brasil, concedeu entrevista ao jornal Folha de São Paulo que pode ser conferida na integra com um click sobre o título deste post. A seguir, você encontrará a introdução da reportagem que foi escrita por Cláudio Ângelo, editor de ciência do referido jornal:

Político convertido em ambientalista convertido em estrela de cinema, Albert Gore Jr., 58, ex-vice-presidente (democrata) dos EUA, admitiu ontem em São Paulo que teria tido problemas para ratificar o Protocolo de Kyoto caso tivesse ganho a Casa Branca em 2000.

O acordo internacional contra o efeito estufa vinha sendo mantido em banho-maria pela administração Clinton, com resistência do Senado, e foi rejeitado de vez por George W. Bush em 2001, levantando o planeta contra os Estados Unidos.

"A verdade é que teria sido difícil para mim ou para qualquer presidente, numa época em que a imprensa ainda dizia em metade de suas reportagens que o problema poderia nem ser real", disse Gore.

O americano esteve no Brasil para participar de um evento na Câmara Americana de Comércio e promover o livro "Uma Verdade Inconveniente", cujo filme homônimo, sobre o efeito estufa, está causando furor em seu país'.

Nenhum comentário: