26 novembro 2006

Meio Urbano.

Não é possível dissociar o Meio Ambiente do Meio Urbano, habitat da maior parte dos seres humanos e fonte da maior parte das atividades antrópicas impactantes. Neste sentido, há diversos estudos que correlacionam, de forma diretamente proporcional, a elevação da pobreza com o aumento da degradação ambiental.

Neste fim de semana, diversos meios da grande mídia dão conta da expansão da favelização do Brasil, fenômeno presente, principalmente, nos grandes centros urbanos devido a redução dos investimentos governamentais neste setor.

Temos 6,5 milhões de favelados, que atendem à definição internacional de favela, segundo critérios como o acesso a saneamento e precariedade da moradia. Mas, se forem considerados itens como a irregularidade de posse, o total sobe para 51,7 milhões, tornando o Brasil o país com a terceira maior população favelada do mundo, atrás de Índia e China - conforme o livro Planeta Favela, do professor da Universidade da Califórnia Mike Davis, uma coletânea de estudos publicados pela Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário: