02 novembro 2006

O Absurdo do Desperdício.

Dizem os especialistas que apenas 1% de toda energia empregada para mover um automóvel médio, com apenas o motorista dentro, destina-se ao transporte efetivo da pessoa em questão, o resto é desperdiçado para mover o próprio peso do veículo ou pela falta de eficiência energética.

No Brasil, segundo dados oficiais, quase 50% da água tratada e distribuida à população é perdida pela deficiência ou descaso com a tubulação, ou seja, vazamentos de toda ordem.

Milhões de equipamentos eletro-eletrônicos gastam, todos os dias, enegia elétrica preciosa para simplesmente manterem o "stand by" (modo de espera).

Esses são apenas três dos mais berrantes absurdos do desperdício que nossa sociedade mantém. Mantém também o uso dos recusos naturais às raias da irracionalidade. Os cidadões não se revoltam, talvez por desconhecimento de tal situação, mas certamente não gostariam de saber que poderiam economizar, e muito, seu dinheiro através do uso mais racional dos recursos disponíveis e, de quebra, garantir que eles sejam usados também por seus filhos e netos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem, se pararmos para pensar muitas das tecnologias para satisfazer o homen em suas necessidades, requer gastos desnecessarios em recursos, é por isso que precisamos de profissionais capacitados para que estes gastos sejam minimizados o tanto possivel.