12 janeiro 2010

TÉCNICAS PARA O USO DE RESÍDUOS NA AGROINDÚSTRIA - FERTIRRIGAÇÃO



A fertirrigação é uma técnica de adubação que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes ao solo cultivado. Esta aplicação é feita através do sistema de irrigação mais conveniente à cultura, podendo utilizar fertilizantes comerciais ou certos resíduos orgânicos. O exemplo mais notável de fertirrigação com resíduo orgânico no Brasil é a aplicação de vinhaça na plantação de cana-de-açucar, não só por ser o pioneiro da larga escala, mas também pelo volume e aceitação alcançados.

Essa prática foi intensificada a partir das proibições de despejo desse resíduo nos cursos d’água. Além disso, a fertirrigação de vinhaça in natura ganhou espaço uma vez que requeria pouco investimento, oferecia baixo custo de manutenção, não envolvia uso de tecnologia complexa e possibilitava uma rápida eliminação de grandes quantidades desse subproduto. A partir de então, alguns estudos indicaram a ação benéfica dessa prática em relação à recomposição de algumas propriedades químicas do solo. Aliados ao menor impacto ambiental da disposição no solo em relação à água, esses fatores fazem da fertirrigação a melhor técnica existente para a disposição final da vinhaça e um mecanismo de adubação altamente econômico.

Assim como a indústria sucroalcooleira, outros setores também tem se beneficiado e muito das técnicas de fertirrigação. Podemos citar a produção de eucalipto fertirrigado com efluente líquido da fabricação de celulose, a produção de laranja fertirrigada com o resíduo líqüido da indústria de citros, a fertirrigação com esgoto sanitário doméstico em diversas culturas e a aplicação de diversos tipos de efluentes em pastagens plantadas especialmente para eqüinos como exemplos mais recentes de sucesso da agroindústria em racionalizar os seus processos com a técnica.

É sempre bom lembrar que o uso de efluentes na fertirrigação apesar de antigo e bem disseminado, não pode ser excessivo ou indiscriminado uma vez que seu potencial poluidor pode comprometer as características físicas e químicas do solo, as águas subterrâneas e os corpos d’água próximos. Nada que o acompanhamento de um bom técnico não resolva. Alias, geralmente, o acompanhamento de um bom técnico se reflete em economia, segurança e ganho de produtividade quando o assunto é fertirrigação.

Nenhum comentário: