15 abril 2009

Obama e as Mudanças Climáticas

Garimpando na web, encontrei na versão online do jornal “The New York Times”, com data de 11 de abril (link disponível no título deste post), uma matéria muito interessante, intitulada: “Obama, Who Vowed Rapid Action on Climate Change, Turns More Cautious”; – que traduzido livremente seria: “Obama, quem jurou ação rápida sobre alterações climáticas, torna-se mais cauteloso”.

O texto americano ressalta as promessas bastante promissoras da campanha presidencial onde Obama se comprometia a realizar, de forma rápida e abrangente, ações contra as mudanças climáticas. Logo após, contrapõe o discurso à prática. O autor, Jonh M. Broder, classifica o papel da administração como “passivo e bastante cauteloso”, pois a mesma proclama grandes objetivos e permanece distante dos detalhes da legislação climática no congresso. Insinua também a possibilidade de uma “sofisticada desorientação”, citando uma disputa de competência sobre o assunto entre a E.P.A., sigla em inglês para Agência de Proteção Ambiental, e o Congresso americano. Na prática, essa disputa entre executivo e legislativo tem impedido ambos a agirem com plenitude.

Internacionalmente, funcionários americanos vêm argumentando que precisam de tempo para avaliar a opinião pública. Eles querem medir a demanda americana por um plano ambicioso de redução de emissões antes de liderarem qualquer esforço internacional. Em suma, a Administração tem diminuído seus objetivos relativos ao aquecimento global, pelo menos para este ano, diminuindo a posição deste tema na lista de prioridades.

Nenhum comentário: