23 abril 2009

Citações de Leonardo Boff.

Leonardo Boff sempre foi professor de teologia, filosofia e ecologia. Trabalhou mais de 20 anos em Petrópolis, com um pé na academia e outro nos meios pobres. O autor de livros como "Ecologia, grito da terra, grito dos pobres" e "A águia e a galinha", traz um texto muito interessante em "O despertar da águia", cujo algumas citações faço abaixo:

"A vida humana, demente e sábia, é parte e parcela da história da vida. Essa, por sua vez, é parte e parcela da história da Terra. A vida humana deve, pois, ser entendida na lógica que preside os processos da Terra, da natureza e do inteiro universo." (...)

"O ser humano precisa desenvolver veneração, respeito, piedade, compaixão para com todos os seres que sentem e sofrem. Cruel e desumano é matar crianças e torturar animais. É falta de compaixão manter vacas confinadas, num estreitíssimo cubículo, com alimentação quimicamente balanceada para que se transformem em fábricas de carne. Dramático, entretanto, é perder a piedade para com a vida humana e compaixão para com todos os que sofrem. Sem essas atitudes, nada será impossível, nem guerras nucleares, nem colapsos ecológicos, nem a autodestruição da espécie homo. Importa defender a vida, os valores da vida e uma política voltada para a salvaguarda e desenvolvimento integral da vida."(...)

"Resumidamente, três são os nós problemáticos que, urgentemente, devem ser desatados: o nó da exaustão dos recursos naturais não renováveis, o nó da suportabilidade da Terra (quanto de agressão ela pode suportar?) e o nó da injustiça social mundial."

Um comentário:

Anônimo disse...

necessario verificar:)