25 outubro 2006

Coleta Seletiva, Reciclagem e Reuso.

Diante da enorme e crescente produção de resíduos sólidos nas áreas urbanas de todo o planeta, surge o grande problema: onde colocar todo esse lixo. Uma das soluções encontradas para aumentar a vida útil dos aterros, usando de forma mais inteligente nossos recursos naturais, é o uso conjunto da coleta seletiva, da reciclagem e do reuso de materiais. Para melhor compreensão, abaixo segue uma breve definição destes três termos:

  • Coleta Seletiva – Consiste na separação dos materiais, já na fonte, para que possam ser posteriormente reciclados;
  • Reciclagem – O termo significa voltar ao ciclo, ou seja, reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os resíduos e reutilizá-los no ciclo de produção de onde saíram;
  • Reuso – Reaproveitamento do material, mesmo que para outros fins desde que não retorne a ser matéria prima bruta, pois aí seria reciclagem.

Como se pode notar, estes três processos estão interligados entre si de forma a auxiliar um ao outro. A coleta seletiva ajuda, e muito, o processo de reciclagem, além de gerar uma consciência ambiental que leva, de forma natural, a população ao reuso.

Além de outros assuntos, nos próximos textos deste blog serão apresentadas dicas sobre Coleta Seletiva, Reciclagem e Reuso permitindo o maior aprofundamento sobre estes conceitos.

Um comentário:

Anônimo disse...

De muita valia o artigo sobre coleta seletiva. Organizou os conhecimentos de forma didática e simples, acessível a qualquer pessoa, mesmo que leiga no assunto. Parabéns pelo artigo e parabéns pelo BLOG!!!!Genial!!!