23 fevereiro 2007

Carta ao Senador Arthur Virgílio.

À V. Ex.a, Senador Arthur Virgílio.

Presado senador, venho a lhe escrever não só como um cidadão brasileiro preocupado com os assuntos de interesse nacional, mas na condição de profissional da área de meio ambiente. Admito não ser um de seus eleitores, já que não voto no Estado do Amazonas, mas o reconheço como uma pessoa séria, por tudo que já assisti pela TV SENADO, e depreendo seu engajamento político em assuntos relacionados ao Estado que o elegeu.

É inegável o valor estratégico que a Amazônia exerce não só para o nosso país, mas num contexto global. Ao longo de anos venho escutando rumores, que provavelmente já devem ter lhe chegado aos ouvidos, de que livros didáticos americanos expõem nosso maior bioma como sendo o primeiro "Parque Florestal Intenacional", que, segundo o livro citado, seria adiministrado pelos EUA. Minha grande surpresa foi ter recebido, hoje, de um colega de trabalho que goza de elevada credibilidade em nosso meio profissional, uma mensagem eletrônica (e-mail) com a imagem da página em que o livro trata do assunto. Não só isso! Como é típico de pessoas sérias, a mensagem contava com nítida visualização do texto em inglês, tradução para o português e referência bibliográfica.

Extremamente preocupado com o que vi, resolvi, imediatamente, lhe escrever essas poucas linhas para perguntar: - O que está sendo feito quanto a isso?

Não gosto da idéia de meu país gastar milhões de dólares em projetos de preservação e proteção deste patrimômio para que outro(s) paíse(s) venha(m) se apossar do que é nosso. Nem da idéia de que eu e mil outros profissionais estajamos trabalhando em pról de um país que se sujeite a isso. Por todos esses motivos, espero que o senhor tenha a iniciativa de trazer, realmente, este assunto ao debate público.

Desde já, agradeço.

Rubens.

Nenhum comentário: