29 janeiro 2007

Iceberg Gigante se Desprende de Geleira no Canadá.

Fonte: Efe.

Um gigantesco iceberg, com uma área de 66 km2, se desprendeu do litoral da ilha Ellesmere, no Ártico canadense. Cientistas da Universidade de Ottawa afirmaram que o desprendimento da massa de gelo, com comprimento máximo de 15 km e 5 km, aconteceu de forma inusitadamente rápida e pode ameaçar a navegação quando começar a se deslocar.

O iceberg, procedente de uma geleira permanente chamada Ayles, se desprendeu a cerca de 800 km ao sul do pólo Norte. Cientistas afirmaram que o gelo que o forma pode ter 4.500 anos de idade.

A separação da camada de gelo é a maior ocorrida no Ártico canadense nos últimos 30 anos. O colapso da gigantesca massa de gelo, que tem entre 30 e 40 m de espessura, foi registrado por sismógrafos situados a centenas de quilômetros da ilha Ellesmere.

O professor Warwick Vincent, da Univerisdade Laval, declarou a meios de comunicação locais que "este incidente está relacionado à mudança climática global". No Ártico canadense existem seis geleiras permanentes. Vincent acrescentou que, desde que foram descobertas, em 1906, seu tamanho diminuiu em 90%.

Após desprender-se da geleira Ayles, o iceberg navegou cerca de 50 km, até ter suas águas congeladas pelo inverno ártico. O iceberg continuará à deriva, com o degelo dos primeiros meses de 2007.

Nenhum comentário: