23 abril 2009

Citações de Leonardo Boff.

Leonardo Boff sempre foi professor de teologia, filosofia e ecologia. Trabalhou mais de 20 anos em Petrópolis, com um pé na academia e outro nos meios pobres. O autor de livros como "Ecologia, grito da terra, grito dos pobres" e "A águia e a galinha", traz um texto muito interessante em "O despertar da águia", cujo algumas citações faço abaixo:

"A vida humana, demente e sábia, é parte e parcela da história da vida. Essa, por sua vez, é parte e parcela da história da Terra. A vida humana deve, pois, ser entendida na lógica que preside os processos da Terra, da natureza e do inteiro universo." (...)

"O ser humano precisa desenvolver veneração, respeito, piedade, compaixão para com todos os seres que sentem e sofrem. Cruel e desumano é matar crianças e torturar animais. É falta de compaixão manter vacas confinadas, num estreitíssimo cubículo, com alimentação quimicamente balanceada para que se transformem em fábricas de carne. Dramático, entretanto, é perder a piedade para com a vida humana e compaixão para com todos os que sofrem. Sem essas atitudes, nada será impossível, nem guerras nucleares, nem colapsos ecológicos, nem a autodestruição da espécie homo. Importa defender a vida, os valores da vida e uma política voltada para a salvaguarda e desenvolvimento integral da vida."(...)

"Resumidamente, três são os nós problemáticos que, urgentemente, devem ser desatados: o nó da exaustão dos recursos naturais não renováveis, o nó da suportabilidade da Terra (quanto de agressão ela pode suportar?) e o nó da injustiça social mundial."

17 abril 2009

Nos EUA, E.P.A. Abre Caminho para Regulação dos Gases-Estufa.

No último post comentei sobre a aparente falta de atitude da Administração Barak Obama. No mesmo texto citei a disputa que há por lá entre o Executivo, representado pela E.P.A., e o Legislativo Federal daquele país. Pois bem, quando abro o sítio do The New York Times hoje à tarde, qual não é minha surpresa?

Ao repararem na imágem acima, poderão notar o título da primeira matéria da capa: "E.P.A. Limpa o caminho para regulação dos gases-estufa" (vide link no título do post).

A E.P.A., agência de proteção ambiental americana, declarou o dióxido de carbono e mais outros cinco gases-estufa como poluentes,que ameaçam a saúde e o bem-estar públicos. Esta definição desencadeia um processo que promete, pela primeira vez nos Estados Unidos, regulamentar os gases responsabilizados pelo efeito estufa.

15 abril 2009

Obama e as Mudanças Climáticas

Garimpando na web, encontrei na versão online do jornal “The New York Times”, com data de 11 de abril (link disponível no título deste post), uma matéria muito interessante, intitulada: “Obama, Who Vowed Rapid Action on Climate Change, Turns More Cautious”; – que traduzido livremente seria: “Obama, quem jurou ação rápida sobre alterações climáticas, torna-se mais cauteloso”.

O texto americano ressalta as promessas bastante promissoras da campanha presidencial onde Obama se comprometia a realizar, de forma rápida e abrangente, ações contra as mudanças climáticas. Logo após, contrapõe o discurso à prática. O autor, Jonh M. Broder, classifica o papel da administração como “passivo e bastante cauteloso”, pois a mesma proclama grandes objetivos e permanece distante dos detalhes da legislação climática no congresso. Insinua também a possibilidade de uma “sofisticada desorientação”, citando uma disputa de competência sobre o assunto entre a E.P.A., sigla em inglês para Agência de Proteção Ambiental, e o Congresso americano. Na prática, essa disputa entre executivo e legislativo tem impedido ambos a agirem com plenitude.

Internacionalmente, funcionários americanos vêm argumentando que precisam de tempo para avaliar a opinião pública. Eles querem medir a demanda americana por um plano ambicioso de redução de emissões antes de liderarem qualquer esforço internacional. Em suma, a Administração tem diminuído seus objetivos relativos ao aquecimento global, pelo menos para este ano, diminuindo a posição deste tema na lista de prioridades.

07 abril 2009

Novidades Utilitárias.

A principal novidade do Blog é o espaço "Notícias Ambientiais", mais um gadget do google configurado por mim especialmente para vocês. Este espaço traz notícias atualizadas online, contextualizadas de acordo com o link selecionado na parte superior: Meio Ambiente e Ecologia, Licenciamento Ambiental e Mudanças Climáticas. Tentei assim abranger grandes temas, mas caso alguém tenha alguma sugestão, as solicitações estaram abertas via comentário.

Outra novidade é a primeira enquete realizada pelo blog Artigos Ambientais. Uma grande oportunidade para se manifestar sobre temas polêmicos, recentes ou de interesse ambiental. Não deixe de marcar sua opinião!